terça-feira, 5 de abril de 2011

BRIGAMOS POR QUE MESMO????

                     A grande maioria das brigas que rolam na escola começam por dois motivos. Ou foi fofoca ou foi brincadeira besta. Um dia um dos alunos chegou perto de mim e avisou que ia ter briga na porta da escola na hora da saída. Fiquei de alerta e descobri quem eram duas meninas, Larissa e Joana (nomes de mentirinha), chamei as duas para conversar. Conversa vai, conversa vem, descobri que a Larissa ia bater na Joana porque ela tinha chamado a Larissa de "biscate", bom ai eu perguntei para Joana se isso era verdade e ela disse que não. Fiquei sem entender, então como a Larissa estava sabendo que a Joana a tinha xingado? Larissa explicou: - "Foi o Gilmar que me contou dona Rita". Ah! tá entendi. O Gilmar contou para Larissa que a Joana tinha xingado ela. A Larissa nervosa já mandou um recado para Joana dizendo que não tinha gostado de ter sido xingada e que não ia ficar assim. Joana para não ficar por baixo disse que podia vim que o pau ia quebrar. A noticia se esparramou que nem rastilho de pólvora e o circo estava armado, já tinha até pessoas da redondeza esperando na rua para ver a briga.
Bom, para tentar resolver a situação busquei o Gilmar na sala e na frente das duas perguntei:
- Larissa quem te xingou?
- A Joana dona Rita. (Larissa)
E eu:
- Hum!!!!!. Joana voce xingou a Larissa? 
- Não dona Rita eu juro. (Joana)
E o Gilmar assistindo a tudo.
E eu:
- Larissa, voce ouviu a Joana te xingando?
- Não... dona Rita, ouvi da boca dela não ouvi (Larissa)
- Então como voce sabe que a Joana te xingou? (D. Rita)
- O Gilmar me contou (Larissa)
- Ah! O Gilmar te contou??? E ai Gilmar? Voce ouviu a Joana xingar a Larissa?
- Não dona Rita, foi o que me contaram.... (Gilmar)
- Hum!!!! então alguém te fala uma coisas dessas e vc repassa? Por que?
- Porque ela é minha amiga. (Gilmar)
- Não Gilmar, voce não contou para ela porque ela sua amiga. Porque se voce a considerasse como sua amiga voce a defenderia e diria para a Joana não ofender ela assim, que é feio e que ela não é nada isso. Pois, amigo de verdade não faz fofoca, amigo defende, amigo não põe amigo em fria, amigo põe panos quentes e ajuda a não ter briga.
E no final descobri que tudo não passou de um grande mal entendido e que a Joana não tinha falado nada da Larissa, aliais as duas nem se conheciam direito. O que ia acontecendo é o mesmo que acontece sempre, a gente briga e nem sabe porque brigou. Briga porque o outro falou e nem sabe se é verdade mesmo.
Por isso pessoal, antes de partir para briga, procure saber direitinho o que aconteceu, de repente pode ser um enorme mal entendido e voce pode brigar por nada, pois, eu garanto a voces que tudo, mas tudo mesmo, pode ser resolvido com uma boa conversa.
Bjos.....